Professor Joziel vai presidir Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiencia
19/08/2022São João de Meriti recebe ônibus escolares graças ao trabalho do deputado Professor Joziel
19/08/2022A iniciativa do deputado Professor Joziel faz parte da campanha nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Como presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Pedofilia (FPMEP) do Congresso Nacional, o deputado federal Professor Joziel (Patriota/RJ) teve a iniciativa de iluminar do Congresso Nacional na cor laranja, neste 18 de maio, em razão da campanha do maio laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Autor do projeto de lei 2828/19, aprovado recentemente na Câmara dos Deputados, que institui a campanha Maio Laranja, a ser realizado no mês de maio de cada ano em todo o território nacional, tem o objetivo de efetivar ações relacionadas ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, o deputado federal quer chamar a atenção da sociedade para a gravidade do problema e buscar o engajamento para o efetivo combate.
“É muito preservo o que tem acontecido com as nossas crianças e adolescentes. Essa atrocidade precisa ser discutida com a sociedade, com informações, para que as pessoas sejam sensibilizadas para a observação e encorajadas a fazer denúncias. Nem sempre o abuso acontece de uma hora para outra, mas pequenas mudanças no comportamento das crianças podem dar indícios de abuso sexual. Por isso, não podemos fechar os olhos e devemos estar atentos ao menor sinal. Somente assim conseguiremos proteger o futuro da nossa Nação,” destacou Professor Joziel.
Segundo a última pesquisa Fora das Sombras (Em inglês, “Out of the Shadows Index” 2019) criada pela The Economist Intelligence Unit, com o apoio da Childhood, OAK Foundation e CarlsonFamily Foundation, o Brasil ocupava a 13ª posição, entre 60 países, em enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
No Brasil, a estimativa é que menos de 10% dos casos sejam denunciados às autoridades. De acordo com o Ministério da Saúde, em torno de 70% das pessoas estupradas no Brasil, anualmente, eram crianças e adolescentes. Além disso, 51% das que foram abusadas têm entre 1 e 5 anos.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 100, Whatsapp (61-99656.5008) e Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasilbot”), que oferecem os mesmos serviços de escuta qualificada. No caso das crianças e adolescentes, a denúncia também pode ser realizada por meio do Aplicativo ‘Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger’.